Steamplay

Enquanto no CosPlay você se veste como um personagem específico de algum anime/jogo/mangá/etc, no SteamPlay a diferença está em que não há personagens específicos, você cria o personagem, dentro de um universo retrofuturista, ou seja, num futurismo dponto de vista da época das máquinas a vapor. Sua profissão conta muito para o seu personagem, ele pode ser desde um cientista, engenheiro, pirata, militar, explorador, bibliotecário, nobre, ou seja lá qual posição social se pudesse desempenhar numa época e cultura similar.

Pra criar personagens mais interessantes, é recomendado recorrer à literatura, tanto SteamPunk como histórica como inspiração. Quando se faz isso em grupo, melhor ainda! Por isso, se há um grupo SteamPunk onde há interessados em SteamPlay, que eles sentem juntos pra pesquisar e “construir” seus personagens, entrelaçar histórias, construir uma narrativa coletiva…

Os tipos mais comuns de personagem são os seguintes:

Aesthete - Você é um jovem homem ou mulher de educação e de bom gosto e dinheiro para viver em conformidade. Dependendo de qual década é, você pode ser um dândi, um pré-Raphelite, ou um fin de siècle decadente, o seu modelo pode ser Byron, Baudelaire, Swineburne ou Wilde – ou os seus homólogos do sexo feminino. As pessoas sensatas como Gilbert e Sullivan fazem piadas sobre você, e você encontrará pessoas respeitáveis e também escandaloso, mas você gosta de tornar a vida mais bonita.

Mundana – Sua posição na sociedade é difícil. Você não é uma mulher respeitável, mas os homens respeitáveis desfrutarm da sua companhia e procuram. Não é exatamente vender a si mesmo, mas você está disposta a ter suas despesas pagas ou aceitar presentes caros. Seu encanto pessoal é o seu maior trunfo, o seu juízo rápido são tão importantes.

Esteta - Você é o homem ou mulher da elite. Tem dinheiro, negocios, é o apice da revolução industrial. Você investe na era a vapor e anda entre os circulos e festas mais badaladas. Tempo é dinheiro, contato é dinheiro, e você ainda pode se divertir enquanto ganha. Você faz a moda, você dita padrões, mas tambem pode fazer inimigos se não contiver sua estima.

Engenheiro - Se em um navio ou aeronave, você é o homem que mantém os motores ligados. Os oficiais do navio não pode tratá-lo como um igual, mas eles dependem de suas mãos encardidas. O sotaque escocês é opcional, embora o estereótipo já estava surgindo no Age of Steam.

Explorador – Você passa a vida se aventurando onde ninguém foi antes, ou pelo menos não europeus. Você não vai se estabelecer, sua meta é fazer descobertas e voltar para relatá-los. Você pode procurar ruínas antigas, novas espécies de plantas ou animais, de informação geográfica, ou rotas de comércio. Seja qual for seu objetivo, você medir o seu sucesso pelo novo conhecimento adquirido – e se você viver para contar a causa.

Inventor - Você é um mestre de tecnologia avançada e os princípios científicos que lhe estão subjacentes. Você pode já ter criado um ou mais dispositivos, ou você pode estar passando fome em um sótão, enquanto você aperfeiçoar sua invenção.

Medium - A prática do espiritismo começou no século 19 e foi quase imediatamente controversa. Os crentes considerados os céticos a prova da sobrevivência após a morte uma fraude. Nada impede que a era da razão não tenha saída para instrumentos estranhos que promovem a verdade da vida além da morte.

Reckoner ou Programadores- Você pertence a uma das mais novas profissões da Idade do Vapor: os homens (e mulheres) que criam as instruções para os motores de análise. Seu trabalho requer uma compreensão sofisticada de relações matemáticas, e disponibilidade para começar suas mãos sujas de artes e reorganizando circuitos.

Cientista - O papel do cientista é novo, a palavra não foi inventada até 1840. Os cientistas são conhecedores de um ou mais ramos de estudo da natureza, há ainda pouca especialização. Os cientistas são, muitas vezes amadores apoiada pela riqueza herdada ou fazer pesquisa em seu tempo livre, nem o governo nem a indústria oferece grandes orçamentos de pesquisa no mundo de fala Inglês, apesar de a Alemanha é mais generoso. O mundo da sciencia é vasto e tem varias ramificações. Os proprios medicos, botanicos e suas plantas carnivoras exageradas. Aqui a imaginação pode extender-se ainda mais.

Esportista – Pode ser amador ou profissional, em qualquer caso, o desempenho atlético é o foco de sua vida. Você gasta um esforço considerável em manter a forma e praticar o esporte (s) você gosta, o que poderia ser qualquer coisa como: acrobacias equestres, caça, equitação, esgrima, um punho punhos, barco – qualquer coisa da época.

Piratas, Aeronautas ou Militares - Os Piratas, aeronautas e militares estão intimamente ligados a maquinário de combate e viagens longas, uns por lucro, outros por dever. Como pirata, você realizaria contrabandos, ataques a cargueiros e/ou pilhagem para se sustentar e à sua tripulação. Um aeronauta normalmente transporta cargas, podendo ser comerciante, nobre ou ter qualquer outra motivação para tal. Um militar nem sempre dispõe de um veículo, ele pode estar à frente de alguma pesquisa científica, ou a serviço de alguma entidade governamental.

Nobre - Como Nobre, você nasceria na alta sociedade, cercado de contatos, mas nem sempre com dinheiro, pois até mesmo os nobres podem empobrecer, e tudo que lhe restaria seria perseguir alguma carreira se valendo desses contatos para obter o que precisa, ou caso não seja pobre, pode se aventurar simplesmente para espantar o tédio da vida comum de cidade grande.

Comerciante - Comerciantes tendem a comprar e vender de tudo, alguns deles sendo também piratas ou aeronautas, ou até mesmo aventureiros, podendo revender desde a mais simples bugiganga ao artefato mais raro, pois sempre há um comprador, basta saber onde e como anunciar…

Detetive - Caso observar discretamente a vida alheia seja seu talento, um cargo de Detetive está lhe esperando, pois há muita coisa podre em todas as camadas da sociedade para ser investigada, e você sempre terá ocupação, e com ela, é claro, riscos. Você pode trabalhar por uma força policial ou uma agência privada, como o Pinkerton, ou você pode ser seu próprio patrão. Em qualquer desses papéis, você é um pioneiro na investigação sistêmica. Dadas as limitações dos métodos de laboratório, do tempo, você confia em instrumentos estranhos e muita lógica. Alguém lembra do nosso querido Ichabod Crane da lenda do cavaleiro sem cabeça?

Assassino ou Mercenário - Assassinos e Mercenários serão sempre importantes no jogo do poder, correndo riscos extremos e recebendo pagamentos altos, para tirar vidas, influenciando de forma drástica os rumos da história. Muitas vezes eles estão disfarçados em uma das outras profissões, mas há alguns que se dedicam exclusivamente a essas tarefas, e tendem a não serem muito bem vistos.

Tente combinar duas ou três categorias das descritas acima, escolha um nome, idade, e comece a pensar como foi o passado do personagem até agora, quem é sua família, de onde exatamente ele tira seu sustento, se tem apelidos, manias, defeitos… Esses pequenos detalhes que fazem cada personagem único.

Por exemplo, um Inventor Militar, chamado Hans Klauss, de 23 anos, criado em uma família rígida, com problemas de insegurança, e que tem medo dos superiores, além de mancar da perna esquerda e ter algumas fraturas decorrentes de acidentes ao longo dos anos de testes. Seu financiamento vem do exército, que está subordinado ao governo alemão. Ele veio para a colônia Dona Francisca para desenvolver uma armadura de uso militar movida pela energia de cristais de ametista, encontrados em abundância no litoral da região. Costuma usar uma bengala com amortecedor hidráulico e vestir terno e gravata quando não está na sua oficina. Na oficina, um avental de couro e óculos de solda, além de luvas grossas, botas e roupas de manga comprida e tecido grosso, para serviços pesados.

Pronto, está aí um personagem com um passado e motivação basicamente desenvolvidos, agora é só ir acrescentando detalhes com o passar do tempo, entrelaçando a história dele com a dos personagens dos seus amigos, e fazer as fantasias…. Com um pouco de dedicação dá pra juntar as histórias do grupo em um livro, quadrinhos ou até mesmo pequenos curtas, basta que algumas pessoas do grupo se habilitem a desenvolver essa atividade.

Enquanto no CosPlay você se veste como um personagem específico de algum anime/jogo/mangá/etc, no SteamPlay a diferença está em que não há personagens específicos, você cria o personagem, dentro de um universo retrofuturista, ou seja, num futurismo com ponto de vista da época das máquinas a vapor. Sua profissão conta muito para o seu personagem, ele pode ser desde um cientista, engenheiro, pirata, militar, explorador, bibliotecário, nobre, ou seja lá qual posição social se pudesse desempenhar numa época e cultura similar.

Pra criar personagens mais interessantes, é recomendado recorrer à literatura, tanto SteamPunk como histórica como inspiração. Quando se faz isso em grupo, melhor ainda! Por isso, se há um grupo SteamPunk onde há interessados em SteamPlay, que eles sentem juntos pra pesquisar e “construir” seus personagens…

Copyright © Conselho SteamPunk 2011

Warning: substr() expects parameter 3 to be long, string given in /home/designio/public_html/ro/wp-content/themes/lojas/footer.php on line 54