SteamPunk

O que é SteamPunk?

 

SteamPunk é um movimento cultural espontâneo, engajado e multimedia, cuja característica mais fundamental é uma abordagem fantasiosa da estética do Século XIX, através de qualquer forma de expressão, em uma realidade alternativa onde as conquistas científicas e tecnológicas da Belle Époque teriam alcançado sucesso que de fato jamais alcançou.

Em obras SteamPunk notórios personagens históricos interagem com personagens fictícios de romances de 1800, carruagens a vapor dividem seu espaço nas ruas com cavalos guiados por autômatos cheios de engrenagens aparentes. Em obras SteamPunk dirigíveis colossais dividem os céus com aviões impossíveis que jamais voaram na vida real e a magia da eletricidade recém descoberta começa a ser posta a prova por homens brilhantes em toda parte.

O resultado carismático de qualquer obra SteamPunk é atraente, sobretudo, por conta de que este produto cultural representa uma caricatura retrofuturista de um presente que todos conhecemos muito bem. O SteamPunk é uma tentativa de transportar uma série de elementos tecnológicos para uma época tão maravilhosa e ao mesmo tempo tão sombria quanto o momento em que vivemos.

Talvez por isso, profissionais de inúmeras disciplinas vêm usando o SteamPunk como inspiração ou como tema central de suas obras, sejam elas indumentária, cenografia, ilustrações, pinturas, esculturas, websites, livros, quadrinhos, animações, propagandas, séries de TV, cinema e, recentemente, eventos, projetos arquitetônicos e até casamentos inspirados no gênero.

Ao contrário do que se poderia esperar, em um mundo onde movimentos de nicho ocorrem como resultado de um produto de mídia como “Guerra nas Estrelas” ou “O Senhor dos Anéis”, o movimento SteamPunk não começa com o lançamento de um produto ou franquia. Trata-se de um movimento que vem eclodindo desde a Década de 80, quando surge na literatura, ganha forças na Europa na Década de 90 e, no início do Século XXI, crece nos EUA e no Brasil em decorrência do uso da Internet como meio de comunicação.

Há alguns anos, a resposta para “O que é SteamPunk?” seria: “SteamPunk é um sub-gênero da literatura de ficção científica”. Tal definição, entretanto, envelheceu mal, e não atende a realidade dos fatos. O SteamPunk, no alvorecer da primeira década deste novo Século se transforma em movimento legítimo por força da produção cultural de massa, sem qualquer chancela corporativa, sem um único dono, sem restrições e sem fronteiras.

É por estes motivos que o SteamPunk é uma tabula rasa, um quadro em branco, um campo fértil para a criação original de obras executadas em diferentes formas de expressão, cada qual manifestando um diferente corte desta realidade fantástica, cada um usando o SteamPunk como premissa para contar uma história.

 

Como surgiu o SteamPunk?


O termo SteamPunk surge como sub-gênero da Ficção Científica em fins de 1980 pelas mãos de Kyle Wayne Jeter, que buscava uma forma de descrever sua obra literária e as obras de Tim Powers e James Blaylock.

A etimologia do termo se baseia não nos significados individuais das palavras “Vapor” e em “Punk”, como normalmente é suposto, mas na corruptela do nome de um outro sub-gênero da Ficção Científica, o CyberPunk, o que fica claro quando se lê a carta na qual K.W.Jeter batiza o novo gênero:

 

“À Revista Locus,

Segue uma cópia de meu romance ‘Morlock Night’ – que agradeceria se pudesse encaminhar para Faren Miller, como primeira evidência de quem no triumvirato Powers/Blaylock/Jeter estaria escrevendo esta forma de História Alternativa primeiro. Entretanto fiquei obviamente lisonjeado com o artigo que ela escreveu na Locus de março.

Pessoalmente acho que fantasias Vitorianas serão ‘o próximo grande filão’, contanto que cheguemos a um termo adequado para o trabalho que Power, Blaylock e eu mesmo estamos desenvolvendo. Algo baseado na tecnologia da época; como ‘SteamPunk talvez…”

- K.W. Jeter

(Bruno Accioly)

 

Copyright © Conselho SteamPunk 2011

Warning: substr() expects parameter 3 to be long, string given in /home/designio/public_html/ro/wp-content/themes/lojas/footer.php on line 54